segunda-feira, 15 de agosto de 2011

POBREZA E RIQUEZA



Tiago 1.9-10
O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade, e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva.

EXPOSIÇÃO

O POBRE glorie na sua DIGNIDADE (V. 9)

Ou seja, se mantenha firme, não fuja de seus princípios, mão enrole ninguém, não minta, não se desespere, não se apegue a qualquer coisa que aparecer, confie em Deus.

Veja o que a Bíblia diz: (Sl. 40.17)
Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.

(Pv. 13.7-8)
Há alguns que se fazem de ricos, e não têm coisa nenhuma, e outros que se fazem de pobres e têm muitas riquezas.
O resgate da vida de cada um são as suas riquezas, mas o pobre não ouve ameaças.

O RICO na sua INSIGNIFICÂNCIA, porque ele passará como a flor da erva (V. 10).

Ou seja, segure a onda, não ande se exibindo para todo mundo, querendo ser mais que os outros, oprimindo os mais humildes, etc.

Veja o que a Bíblia diz: (Pv. 11.4, 28)
De nada aproveitam as riquezas no dia da ira, mas a justiça livra da morte.

Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem.

O que seria bom então, a POBREZA ou RIQUEZA?

Nenhuma das duas ou as duas coisas. O problema não está nesses dois extremos mais a forma de como você lida com eles. Se você não sabe lidar com pobreza ela será um problema, mais se você também não sabe lidar com riqueza ela também será um problema.

O que seria aconselhável?

Um equilíbrio entre os dois extremos. Nem pobre nem rico, no meio.

Veja o que a Bíblia diz: (Pv. 30.8-9)
Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume;
Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o SENHOR? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão.

Texto de Alexandro Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário