segunda-feira, 24 de outubro de 2011

POR QUE IDOSOS GOSTAM DE CRIANÇAS?


Por que crianças gostam tanto de idosos e idosos gostam tanto de crianças? Por que os velhinhos entram em delírio todas as vezes que seus netinhos com a boca bem cheia gritam: vovô/vovó!!!!!!!

A resposta para essa pergunta é bem simples: simplesmente porque as crianças dão amor involuntariamente, sem interesses em retorno, sem olhar a aparências físicas. Os velhinhos por outro lado querem apenas receber carinho, sem olhar de quem venha.

No fundo, a relação entre uma criança e um idoso é até uma questão de bom-senso. Por um lado os velhinhos não têm muitas opções de carinho, pois não tem mais o que oferecer de retorno fisicamente falando, e as crianças que não exige nada em troca, seu afeto é grátis. Em geral, os velhinhos são os melhores amigos das crianças e as crianças os melhores deles. Dedicam-lhes um ao outro todo o tempo necessário, sem pressa, sem pensar no amanhã. E vem cá para nós: eles estão ou não com a melhor parte? Há coisa melhor que receber carinho de criança? Um carinho sincero e puro.

Talvez esse seja o segredo porque as crianças são tão felizes: porque amam sem olhar a quem e sem interesses egoístas. E talvez por isso também que uma pessoa idosa fica tão furiosa quando se bate numa criança, pois no fundo elas são seus amiguinhos, seus confidentes. Um se preocupa com o outro e se protegem. E também talvez por isso que tem muitos filhos crianças que gostam mais de seus avós do que de seus pais. Porque, enquanto eles mais precisam de carinho, amor, os pais só pensam em trabalhar e em ganhar dinheiro. Daí perde a melhor parte dos seus filhos, a infância e o amor que eles têm pra dá.


Texto de Alexandro Arruda em homenagem a minha vovozinha

2 comentários:

  1. Eu sou avó, e amo crianças, mas não só por ser criança, mas também por serem indefesas, e sendo assim não veja muitas diferenças entre a criança! E o idoso, ambos precisam de proteção e carinho, e acho que este seria uns bons motivos para se gostarem, porque crianças também gostam de idosos, não suporto quem os maltratem
    Gostaria de saber pais que batem nos filhos pequenos, não batem nos filhos adultos
    Porque será em! Não será porque cresceram, e agora seria de igual pra igual, que covardes, este pecado não levo até Deus, meus filhos cresceram e nenhum dele se transformou em bandido, como avó, sou do mesmo mo jeito, e meu neto e sou amada por ele de uma maneira linda,que Deus vos abençoe a todos.

    ResponderExcluir