quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

NADA É POR ACASO



Existem dois lados em nós, o humano e o divino. O humano é o coração, os instintos, as emoções, a irracionalidade, as fantasias, a cegueira.
O divino é o espírito, nossa racionalidade, a visão das coisas como elas realmente são e devem ser.
A tendência do coração é sempre nos levar para as coisas da carne, até mesmo para a morte. Já o espírito tende a nos levar para as coisas de Deus, para a vida, Jesus Cristo.

O nosso maior desafio, delicadeza da vida é viver entre esses dois extremos, entre o lado humano e o divino, e por cima de tudo tomando as decisões corretas, no momento oportuno.

Todas as decisões que tomamos nos trazem uma conseqüência, ou boa ou ruim. Ou seja, a decisão tomada usando o nosso lado espiritual ou uma usando o lado humano, carnal.

Muitas vezes não entendemos algo que acontece conosco pelo seguinte fato: às vezes estamos na dimensão da carne e aquele algo que nos acontece é para nos beneficiar espiritualmente, outras vezes estamos na dimensão espiritual e aquele algo vem para nos beneficiar carnalmente. Ou seja, as coisas na nossa vida só terão sentido e significados se equilibrarmos os dois lados: o humano e o divino, o carnal e o espiritual, o emotivo e o racional, e ter a sensibilidade para distinguir se aquele algo irá nos trazer o bem ou mal, se é para a carne ou para o espírito, se é para Deus ou para o inimigo, se é para a vida ou para a morte.

Por isso, se algum dia algo acontecer com você e você não souber o que significa não se desespere, apenas pare, dê um tempo para você mesmo e busque entender qual o significado desses aconteciemntos, o porquê que eles estão acontecendo, quais seus propósitos.

Tudo tem um propósito debaixo do sol, nada acontece por acaso. O problema não estar na insignificância das coisas (dos fatos) mais em nós que não sabemos encontrar os significados nesses fatos. Nunca parta para frente, nunca suba a outros degraus da vida na dúvida, sem antes observar os detalhes, os significados, os propósitos nos mínimos detalhes dos fatos que lhe acontecem. Pois isso é um aprendizado, chama-se viver, sabedoria.

Viver é uma arte, é uma escola. As coisas que lhe acontecem no presente podem não serem entendidas por você hoje, mais amanhã você as entenderá. Hoje você pode não se dá conta de quanto bom ou ruim esse fato será em sua vida, mais amanhã você saberá.

Você lembra daquele amigo chato que você teve que conviver, quão difícil foi para você suportar ele? Você lembra também quantas coisas você aprendeu com ele?
Você lembra daquele sonho que você tinha mais que não deu certo? Você também lembra de quanto sua vida estar sendo boa mesmo você não tendo realizado aquele sonho?
Você já parou para pensar: talvez nada disso que você tem hoje poderia ter se caso aquele sonho tivesse se tornado realidade?
Você lembra o quanto você sofreu por aquele seu namoro não ter dado certo? Você lembra o quanto você é feliz hoje por ele ter dado errado?

Pois bem, o que é bom hoje poderá não ser bom amanhã. O que é ruim hoje poderá ser bom amanhã. Todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus. Deus é onipotente, onisciente e onipresente. Ele ver o hoje e o amanhã de nossas vidas, apenas confie nele e seja forte para aceitar a realidade dos fatos, como eles realmente são. Aprenda com eles.

Autoria de Alexandro Arruda

Um comentário: