domingo, 29 de janeiro de 2012

NA DEPENDÊNCIA DE DEUS (MT 6.26)

Deus não quer que acumulemos riquezas, comida em celeiros, porque Ele quer nos ensinar a depender dele no dia-a-dia. Lembra do Maná no deserto? (Êxodo 16:4, 19-20).
Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.
E disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para amanhã.
Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava mal; por isso indignou-se Moisés contra eles.


AS RIQUEZAS ROUBAM NOSSO CORAÇÃO

As riquezas roubam nosso coração. Quem tem mais medo de morrer, o pobre ou o rico? Quem se preocupa mais, o pobre ou o rico? Quem vive mais na correria sem tempo para nada, o pobre ou o rico? Quem busca mais a Deus, quem vai mais às igrejas, o pobre ou o rico? E por que tudo isso? Por causa dos tesouros materiais! Os ricos confiam e buscam seus tesouros, e nós vivemos, confiamos e buscamos nosso Deus. O nosso tesouro é Jesus Cristo. Como diz o Salmista: Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus.
(Salmos 20:7)
(Mateus 6:20-21) Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Jesus tem receio de nos tornar rico porque as riquezas roubam nosso coração, e Ele quer que nosso coração permaneça nele e não nas riquezas.

Jesus não está interessado em tornar rico ninguém, Jesus está interessado em que nós aprendamos a depender dele, numa relação de amizade a confiança. E assim ele seja nosso provedor diário de nossas necessidades. Se não fosse assim ficaria em vão à oração de Jesus: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”. (Mt 6:11)

Jesus não disse: O pão de amanhã, ou de depois de amanhã daí nos hoje, mais sim o pão de cada dia e hoje. Também não disse: o pão de hoje, de amanhã, de depois de amanhã, da semana que vem me dá todinho hoje para eu guardar. Se fosse assim que confiança teríamos em Deus?
Um exemplo: será se uma criança de 5 anos, que tem um pai responsável, está preocupada com o que irá comer ou vestir amanhã? Claro que não! Porque eles têm um pai responsável e em quem confiam, e sabem que ele providenciará tudo para eles no tempo certo.

AS RIQUEZAS TORNAM NOS INDEPENDENTES, INCLUSIVE DE NOSSO PAI.

Qual o pai quer que seu filho seja independente dele? O pai quer em certos sentidos mais em outros não. Já pensou você pai no dia em que seu filho colocar a roupa na mala e disser: adeus papai, não preciso mais de você, já sou independente! Você irá dizer: o que fiz com meu filho? Será se fiz a coisa certa?
Sabe por que os pais têm receio de seus filhos se tornarem independentes? Porque eles os esquecem, não vem mais lhe procurar, tomar a bênção, conversar, dá um abraço carinhoso, agradecer, etc. Jesus também tem medo de lhe perder, por isso Ele quer sua dependência dele.


CONCLUSÃO

A) Deus quer nos abençoar e nos fazer próspero, mais não é seu real objetivo, propósito. O seu real objetivo e propósito é que nós aprendamos a depender dele diariamente, e que ele se torne o nosso provedor. Ele quer que aprendamos a confiar, depender dele e não em nossas riquezas. Riquezas vêm em nossas vidas mais isso é paralelo o real objetivo de Deus, que é confiar nele e sermos seus eternos dependentes. (Veja Mateus 6:33) Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Ele quer que o busquemos em primeiro lugar o seu reino, justiça e as demais coisas vão acontecendo naturalmente. O seu foco principal não deve ser dinheiro e riquezas, mais o reino de Deus e sua justiça.

B) Deus quer te dá à terra prometida mais tem receio. Exemplo: os filhos de Israel foram ricos no deserto? Não! Eles passavam necessidades? Não! Por quê? Porque Deus supria suas necessidades. Porém o Senhor quis os abençoar e colou-os em uma terra fértil e a maioria se tornaram ricos. O que aconteceu depois que eles entraram na terra e ficaram ricos? Chutaram o balde, se misturaram com as mulheres daquela terra, casaram-se com elas e davam seus filhos para o povo daquela terra também se casar, Coisa totalmente proibida na lei de Deus. Apostataram também da fé, trocaram o Deus verdadeiro, que tanto os supriu no deserto por pedaço de paus e Deus pagãos e começaram a adorá-los e presta-lhe cultos. Chegando até o ponto de sacrificar seus próprios filhos ou ser humano em geral.

Por fim: onde os filhos de Israel foram mais fiéis a Deus no deserto, onde dependiam de Deus diariamente, até mesmo do pão de cada dia ou quando entraram na terra prometida e ficaram ricos?

C) Deus quer nos livrar da ansiedade. Não significa que com isso, Deus sendo seu protetor você não irá trabalhar mais. Deus quer que você trabalhe mais que não viva nessa ansiedade louca por riquezas, de como será o amanhã, o depois de amanhã. Ele quer que você trabalhe a confie nele que tudo ele fará por você, sem está preocupado com isso ou com aquilo. Veja o que a Bíblia diz: Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? (Mateus 6:25-27)

Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.
Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.
(Salmos 37:3-5)

D) Quem confia e depende de Deus riquezas é apenas um detalhe na vida. Veja o exemplo de Salomão: A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias. (1 Reis 3:9,11,13)


Respeite os direitos autorais. Seja justo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário