sexta-feira, 22 de abril de 2011

COMO MUDAR?


Jesus disse: Não necessitam de médicos o os são, mais sim os doentes. (Mt 9.12)
O que acontece é que tem muitas pessoas doentes e não admitem suas doenças, e tem pessoas que se acham saudáveis mais no fundo estão doentes.
Jesus certa vez disse: ...sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. (Mt 23.27)
O engraçado aqui é que Jesus estava falando exatamente para as pessoas que se achavam saudáveis, mas no fundo estavam doentes.
O problema não era o estado que elas estavam mais a falta de humildade que elas tinham de olhar para dentro de se mesmo e reconhecerem seus erros.
Isso acontece muito conosco e em nossos dias. Só achamos que somos os perfeitos e que os outros é que são problemas. Só achamos que somos saudáveis e que só os outros é que são doentes. Alguma vez já aplicamos esses versículos acima postados em nós mesmos? Acho que não. O comum é que no momento que o lemos só achamos que é para os outros e nunca para nós.
Será se não estamos sendo exatamente como aquelas pessoas que Jesus estava exortando, os escribas e fariseus, que se achavam as pessoas mais certas do mundo, os donos da verdade, os doutores da lei, as melhores pessoas que existiam?
Não estamos nós também pensando assim, achando que aquilo que Jesus falou é só para os outros mais imperfeitos, e não para nós que somos mais perfeitos que eles?
Jesus uma outra vez disse: E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? (Mt 7.3)
Não me diga também que você ao ler esse versículo pensou nos outros e não em você mesmo.
O bom de Jesus e da Bíblia é porque Ele é justo. Ao mesmo tempo que suas palavras cortam para lá, cortam também para cá. Tem um versículo-na que diz assim: Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hb 4.12)
Sendo assim, ao mesmo tempo que devemos pensar nos outros ao lê-la e aplicá-la devemos pensar primeiramente em nós. E o segredo da mudança é que só mudamos quando reconhecermos os nossos erros e não só os dos outros.


Texto de Alexandro Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário